sábado, 19 de agosto de 2017

Tavapensandoaqui se eu morresse hoje

Tavapensandoaqui se eu morresse hoje. Isso me levou a pensar em como eu teria morrido? Você já pensou na morte? Morrer não existe, eu creio que é apenas questão de ponto de vista. Quer ver? Digamos que você tem um mal súbito e caia no meio da rua. Ao abrir os olhos você vê um monte de rostos olhando sua cara, significa então que você está vivo. Se ao contrário, você abrir os olhos e, de cima, ver um monte de nucas olhando para a sua cara no chão, você foi para outra. Mas continua vivo. Ou morto. É uma questão de ponto de vista, não falei? Mal súbito ou morrer em uma cirurgia me parece bem tranquilo. A anestesia faz efeito e “puf”, você foi. Morrer dormindo deve ser legal também, mas acho que essa benção cabe apenas aos puros de alma. Meu avô materno morreu assim, bem velhinho. Estou longe disso. Estou longe de ser puro de alma e de ser velhinho. Uma vez fiz a leitura de um livro sobre esse tema com o intuito de fazer uma análise sobre como o autor escrevia. O autor criou um cenário onde os bichinhos da terra comiam o fulano que foi enterrado e conversavam com ele até comerem todo o corpo. Era uma reflexão sobre a vida do morto, achei interessante. Mas depois disso achei que era bom eu optar pela cremação, pois me senti claustrofóbico na narrativa. O morto estava dentro do caixão conversando com os bichinhos, eu iria morrer se me acontecesse isso. Senti-me com falta de ar. Se bem que eu estaria morto, portanto, achei que nesse caso eu havia criado um paradoxo. Medo de morrer estando morto. Outros autores escrevem sobre a saga do morto após a morte, passando pelas penitências que devem ser vividas, ou morridas, sei lá, até atingir o paraíso. Outra abordagem que eu acho legal é pensar em quem estaria do outro lado esperando por nós. Isso é claro, caso você acredite que haja continuidade da vida após a vida aqui neste planeta azul. Será que é o Pedrão que recebe a gente lá do outro lado, conferindo quem entra no céu e quem vai para o inferno, com planilha Excel e tudo? Será que morrer é a oportunidade que temos de ver novamente os entes queridos que nos deixaram? Se há uma certeza na vida é a certeza que todos vamos morrer. E se há uma dúvida que ninguém tem uma resposta é a dúvida da existência da vida após a morte terrena. Pensando em como terminaria minha passagem por esse planeta, só sei que no meu epitáfio, que é aquilo que escrevem na nossa tumba, túmulo, seja lá o que for, estaria escrito: “Eu estava aqui de passagem, a gente se vê por aí. Fui!”. Não é? Tava pensando aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário