segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Tavapensandoaqui na fábula de Escopo

Tavapensandoaqui na fábula de Escopo. Tenho fábula também. A minha é a Fábula do Escopo. Escopo é um propósito, um intuito ou um objetivo. Pode ser considerado um desejo também. Todo mundo tem desejos. Se você pudesse fazer um pedido para um gênio da lâmpada como você descreveria esse desejo? Imagine se o gênio da lâmpada fosse um gerente de projeto que foi amaldiçoado por um usuário que tinha poderes mágicos e aprisionou esse gerente de projetos dentro de uma lâmpada de LED (vamos atualizar a fábula). Para ser fiel ao conceito de fábula, vou transformar os personagens em animais. A cigarra comprou uma lâmpada de LED na rua Santa Efigênia aqui em São Paulo, para colocar no banheiro mas acidentalmente ela esfregou a lâmpada ao atarraxá-la. Então saiu de dentro da lâmpada uma gênia formiga linda e maravilhosa tipo tanajura dizendo que ia conceder 3 desejos para a cigarra (a fábula é minha e eu prefiro a Jeannie do que o Shazam, então o gênio é mulher). A cigarra pediu “eu quero a felicidade”. Eugenia então, esse é o nome da minha formiga, perguntou o que seria a felicidade para a cigarra. A cigarra disse, sei lá, é ter carrão, motocão, barcão, casarão, avião, roupas de montão, dinheirão e homão (ou mulherão, vamos atualizar a preferência também, nada de preconceitos). Eugenia então pediu uma definição mais específica. A cigarra pensou mais um pouco e então pediu para ganhar na loteria. Afinal, com dinheiro dá pra conseguir tudo isso. Eugenia então pergunta em que loteria a cigarra quer ganhar. Na Mega Sena é claro sua tonta dãããã, disse a cigarra. A formiga pergunta então em qual concurso ela deseja ganhar. A cigarra responde ”no próximo né” já se irritando mais um pouco. A formiga pede para especificar a data, afinal ela estava sem o celular, pois esses anos todos presa na lâmpada a bateria não agüentou. A cigarra olha no seu celular 4G última geração e diz a data. A formiga pergunta quanto a cigarra quer ganhar. A cigarra diz que quer ganhar o que for pago naquele concurso. Eugenia então diz que o pedido não pode ser atendido, o escopo ainda não está claro e assim ela não tem como atender. Eugenia precisava de informações corretas para fazer o cronograma, calcular os custos, alocar os recursos, providenciar as aquisições, contratar gente especializada e motivada, fazer as devidas comunicações, envolver pessoal de fora e etc. Sem o escopo fechado a formiga não teria como atender ao desejo. Pede para a cigarra alterar o pedido. Eita gênia encrenqueira. Pensando nisso, qual o seu verdadeiro desejo? Você sabe exatamente o que você quer? Tem certeza? Escreveu isso? É difícil eu sei. Por que você não tenta escrever os seus desejos para ver se eu tenho razão? Vai que você tenha a chance de descobrir um gênio numa lâmpada de uma loja da Santa Efigênia e aí é só puxar a lista de desejos e apresentar para o gênio. Tava pensando aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário