sábado, 20 de agosto de 2016

Tavapensandoaqui nas gentilezas diárias

Tavapensandoaqui nas gentilezas diárias. Nosso dia a dia é tão corrido que não paramos para pensar quantas energias boas nós trocamos. Dia desses ao abastecer o carro a frentista veio me perguntar sobre água, óleo e eu pedi para ela limpar os vidros do carro. Ela abriu um sorriso e me disse “eu já ia lhe oferecer isso, amor” e foi buscar a esponja e o rodinho. Depois pelas ruas, um ônibus me deu vez na rotatória, parei em faixas de pedestre para dar passagem, dei passagem a outros motoristas. Ao chegar à lanchonete a moça me ofereceu o café antes mesmo de eu pedir, sabendo que sou cliente assíduo e sempre peço o meu cafezinho. Nossa vida é tão atribulada que pouco tempo temos de colocar em prática ensinamentos do tipo “é dando que se recebe”, “gentileza gera gentileza” ou ditados parecidos. Se você prestar atenção, vai ver que se der bom dia para alguém deverá receber de volta a mesma energia, exceto se der bom dia para aquelas pessoas com cabeça abaixada no seu celular e fones de ouvido na orelha. Na semana passada a atendente da lanchonete de um posto na rodovia dos Imigrantes foi me oferecendo variações do café expresso que eu havia pedido puro, falando “não quer com leite?”. Eu “não”, ela “cappuccino então?”. Eu disse “não” novamente. Ela insistiu “nem um canelinha?”. Eu fui vencido pela insistência dela (e eu conheço o expresso da tal lanchonete, sempre muito aguado e pelando) e acabei aceitando. Ela respondeu feliz com um sorriso “eu sabia que ia convencê-lo”. Dei risada e tomei meu café canelinha (café, leite com espuma e canela por cima). Na coleta de sangue para o exame rotineiro que fiz esta semana, a moça chamou meu nome e levantei o dedo indicador timidamente. Ela me perguntou se estava com medo e eu disse que não, por que teria? Ela me disse que levantei o dedo como se estivesse com medo. Informei que fiz isso porque ela me chamou olhando na minha direção e então fiz o gesto contidamente. Papo vai papo vem, conversamos durante todo o atendimento. Outro dia li uma noticia informando que a reclamação faz mal ao cérebro. As situações desagradáveis vão martelando a nossa mente e no final acabamos reclamando desde o toque do despertador até sobre a corrupção no país. Ao passarmos o dia sendo bombardeados de más notícias esquecemo-nos de dar bom dia para os recepcionistas e seguranças do prédio. Gentilezas geram gentilezas. Vamos criar um ambiente mais alegre? Você já deu seu sorriso hoje? Tava pensando aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário