domingo, 21 de agosto de 2016

Tavapensandoaqui nas Olimpíadas de uma forma geral

Tavapensandoaqui nas Olimpíadas de uma forma geral. Minha opinião hoje é sobre o que deveria ser considerado esporte olímpico e o que eu considero que não deveria ser. Veja se você concorda. O Brasil na Olimpíada do Rio 2016 queria ficar entre as 10 potências olímpicas e fez feio. Não fez a lição de casa, não investiu. As decepções com os atletas brasileiros foram muitas, mas outros favoritos estrangeiros também decepcionaram. Faz parte do show. Voltando ao assunto, eu não considero os esportes coletivos como sendo esportes olímpicos. Então na minha lista não deveriam aparecer o Futebol, Vôlei, Basquete, Handebol, Pólo Aquático, Hóquei e todos desse tipo. Fora todos eles. Baseio minha opinião dizendo que o evento acontece na cidade do Rio de Janeiro e tem jogo de futebol em Manaus. A medalha de bronze do futebol nesta edição foi disputada em Minas Gerais, os caras não receberam a medalha de bronze no Maracanã. Além disso, o futebol começa antes da abertura oficial dos jogos e termina na véspera do encerramento, trazendo apenas UMA medalha. Têm atletas de seleções do futebol que nem pisaram no Rio de Janeiro e nem sabem onde fica. Os futebolistas não ficam na Vila Olímpica. Outros esportes coletivos que citei aqui trazem apenas UMA medalha após semanas de competição. O futebolista joga 90 minutos umas seis vezes e os nadadores atravessam uma piscina em apenas alguns minutos. Também desconsidero como esportes olímpicos, aqueles onde o atleta (em dupla ou grupo) enfrenta o outro diretamente, como o Tênis, Tênis de Mesa, Boxe, Esgrima, Judô e esportes afins. No caso do Tênis, os atletas correram mais de três horas na final da Rio 2016 (e eles jogaram outras partidas antes) e o atleta que corre 100 metros livres acaba sua competição em menos de 10 segundos. Eu descarto também a marcha atlética, onde o atleta tem que percorrer a distância rebolando sem tirar os dois pés do chão ao mesmo tempo. Acho que é feio. Ninguém fugiria de um leão no meio da floresta correndo deste jeito. Para que fazer um esporte desses? Os esportes coletivos atraem milhares de torcedores. Os esportes individuais são menos badalados. Banir os esportes que falei aqui seria uma forma de atrair mais atenção para esportes menos badalados além de reduzir o tempo que a competição é disputada. Reduziria os custos de uma olimpíada. Ficariam na minha lista os esportes onde um atleta deve provar que é melhor que o outro sem se confrontar diretamente com o oponente. Ele compete contra um grupo de atletas e ele ganha se for o melhor. Por exemplo, eu acho o salto ornamental um esporte olímpico, onde o atleta tem que pular na piscina jogando menos água para fora dela do que quando fazemos cocô e a água do vaso molha a nossa bunda. A Natação, Vela, Canoagem e outros esportes aquáticos são olímpicos para mim. Tiro, Tiro com Arco, Ciclismo também entram na minha seleção. Golfe entra na minha lista. Hipismo eu tenho minhas dúvidas, pois utiliza um cavalo na competição e não sei se entra ou não entra na minha lista. Mas concluindo, a nossa olimpíada foi um sucesso como já era previsto. Gente séria faz a organização, gente competente faz acontecer. Nisso somos bons. Tava pensando aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário