terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Tavapensandoaqui na internet das coisas

Tavapensandoaqui na internet das coisas. Será a próxima onda. É simples e fácil explicar. Você está no seu carro escutando uma musica e você fala com a sua casa, dizendo que está chegando e que quer abrir a porta da garagem. Desce do carro e sua aproximação da porta dianteira é percebida pela câmera de segurança que reconhece seu rosto da mesma maneira que o Facebook reconhece seus amigos quando você posta fotos da balada. Dentro da casa as luzes acenderiam por onde você passasse e as portas abririam e fechariam sozinhas de acordo com seu deslocamento. A privada automaticamente abriria e fecharia a tampa (evitando broncas da esposa), o assento aqueceria para que você fizesse com absoluto conforto os números um ou dois ou o “combo”, que são os dois juntos. Aliás, você consegue fazer o número dois sem fazer o um? Deixa prá lá. A descarga automática e o perfume floral ao final terminariam o serviço. Seria interessante imaginar como seria comigo. Minha versão começa na hora de deitar e eu falaria “quero dormir com temperatura ambiente agradável, me acorde às sete da manhã com a música de relaxamento. Quinze minutos depois (afinal eu passo pelo WC) quero meu café expresso, minhas torradas e ao mesmo tempo ligue a televisão no jornal da manhã mantendo o volume baixo”. Em seguida diria “quero saber como estará o tempo e quero sugestão de roupa para ir trabalhar”. Que legal, gostei da experiência. Se eu falasse tudo isso para a minha mulher ela não ia fazer nem metade. Continuei na minha fantasia cibernética me encantando com a possibilidade desta nova tecnologia que vai integrar todos os aparelhos eletrônicos da casa através da internet daqui a alguns anos, desde que a internet não seja intermitente e tenha a velocidade do primeiro mundo e não a velocidade que temos aqui. Imaginando mais um pouco eu diria “pelas oito da manhã diga-me as condições de transito, ligue o carro e o rádio, trace um curso para me levar ao trabalho”. Senti-me na ponte de comando da Nave Estelar do meu seriado preferido onde um alienígena com orelhas pontudas era o personagem favorito. Maravilhoso é sonhar, uma vez que na vida real a gente não consegue fazer a nossa impressora imprimir e nem conseguimos configurar o repetidor de sinal do wi-fi na nossa casa. Ainda assim nesse futuro próximo, as coisas poderiam dar errado, porque o ser humano continua a ser uma peça destoante deste planejamento todo. Como eu sempre digo, não subestime a capacidade do usuário. Pensei então que o despertador me acordaria no horário marcado, mas com a musica relaxante tocando eu dormiria de novo. Ao acordar me daria conta que perdi a hora, o café e torrada estariam frios, não veria nenhuma das informações do tempo que pedi. Vestiria-me de qualquer jeito passando frio ou calor e correria até o carro que estaria desligado sem combustível, bateria arreada pelo radio que teria ficado ligado. Pensando dessa forma, a conclusão que chego é que ainda teremos alguns anos pela frente até que as coisas funcionem. Você também vai ter que ser a prova de falhas, pois fazendo as coisas erradas o resultado sempre será diferente do resultado esperado. Será que algum dia nós teremos esta experiência? Tava pensando aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário