terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Tavapensandoaqui na lista de coisas pra não fazer no ano novo


Tavapensandoaqui na lista de coisas pra não fazer no ano novo. No fim de cada ano as pessoas costumam fazer listas de desejos. Passam o ano inteiro tentando cumprir e às vezes acabam sem conseguir fazer o que prometeram. Revisando minhas anotações me deparei com uma lista minha de fevereiro de 2015, com coisas que eu “não” iria fazer. É mais fácil listar o que você não quer fazer, chegar ao final do ano e concluir que aquilo que você não queria fazer você realmente não fez. Dessa forma a sua satisfação em realizar sua promessa será muito mais gratificante. Pensando dessa maneira, naquele dia de 2015 eu resolvi fazer a lista das coisas que não iria fazer naquele ano, porque ao final dele eu poderia comemorar minhas “não realizações”! Uhuuuu! Hoje eu me surpreendi ao ver que escrevi várias coisas que acabei fazendo nos anos seguintes. Minha lista original continha “não vou pular de paraquedas (e nem sem ele), não vou jogar Golfe, não vou cozinhar, não vou comer bacalhau, não vou comprar videogame, não vou comprar uma moto, não vou assistir Futebol Americano, não vou ler 4 livros, não vou viajar de navio, não vou aprender música, não vou aprender a dançar, não vou andar de kart, não vou andar de bicicleta, não vou fazer corrida de rua”. Bom, hoje eu aprendi a cantar sem aprender música, estou cantando e aprendi a dançar um pouquinho depois de algumas aulinhas de dança. Para as amigas eu peço que não comentem minha nota como dançarino aqui para não me humilharem, por favor. Comprei uma moto em 2017 para poder cumprir algumas atividades que exigiam deslocamento rápido de um lugar a outro de São Paulo. Este ano de 2018 que acabou, li 14 livros (quem leu minha crônica anterior pode estranhar pois eram 13, mas li mais um no ultimo sábado do ano). Pular de paraquedas “com” o paraquedas está previsto neste 2019, basta uma amiga que me convidou não dar para trás. De Bike eu fiz trilha uma vez (incompleta), mas foi antes de 2015 e correr na rua também foi em anos anteriores a 2015. Não lembro quando comprei o videogame, mas tenho um. De kart não vou andar mesmo, mas isso é uma questão física, pois operei meu ombro faz alguns anos e o esforço para dirigir um kart pode ser demais para mim. Eu ainda jogo tênis que é menos agressivo e eu consigo controlar o esforço. Você já pensou nas coisas que você disse para você mesmo que nunca iria fazer e no final acabou fazendo? Eu desafio você a criar uma lista de coisas que você não gosta e dizer que não vai realizar. Pense em coisas possíveis, não vale dizer “não vou viajar para a Lua” porque nesse caso é realmente uma possibilidade muito remota em termos de grana, preparação física, sua idade e outras variáveis. Pense numa lista real com algumas atividades feitas pelos seus amigos e que você se pegou dizendo que nunca faria, como, por exemplo, “eu nunca iria acampar, ou, nunca irei mergulhar no mar porque nem nadar eu sei, nunca irei descer uma corredeira em um bote”. Ou então “nunca entraria na piscina junto com Golfinhos, nunca entraria na jaula do Leão para lhe dar mamadeira ou nunca seguraria uma Cobra no meu pescoço”. Você não acha que essa habilidade de mudarmos aquilo que a gente considera uma verdade absoluta é uma capacidade maravilhosa do ser humano? Eu considero que existem várias certezas nesse mundo e uma das certezas é que tudo muda constantemente. Outra certeza é a morte e então, nesse caso, que tal fazer aquilo que você nunca pensou em fazer enquanto ainda está vivo neste plano terreno? Somos uma metamorfose ambulante, como diria a música. Quem não muda não aproveita a vida, quem fica parado é poste. Aceita esse desafio? Tava pensando aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário