domingo, 29 de maio de 2016

Tavapensandoaqui no “Entrevistamento”

Tavapensandoaqui no “Entrevistamento”. Esse foi nome do projeto que surgiu lá no plano astral para interação com o plano terrestre. Eles criaram uma empresa fictícia na Terra para recrutar pessoas honestas e sinceras para serem assistentes especiais no plano astral (após morrerem conforme os planos celestiais, claro). 
Na Terra, Arnesto, cujo nome veio da inspiração de uma música famosa, havia sido demitido depois de 30 anos trabalhando numa empresa tradicional. Ele ainda precisava trabalhar mais alguns anos, então foi à luta fazendo o primeiro currículo da vida e enviando-o para a empresa criada pelo plano astral. 
Por ser um cara legal foi selecionado para a entrevista. Entrou no prédio, vestido da forma casual que normalmente ia para o trabalho, com os cabelos em desalinho e barba por fazer. Afinal, eles deveriam gostar dele do jeito que ele era. Ao apertar o botão falso colocado no elevador pela tecnologia astral (chamada de “TA” por lá e não de “TI”) foi direto para o plano astral sem perceber nada. Viva a tecnologia astral criada com a ajuda providencial do Steve Jobs que chegou por lá faz pouco tempo. 
Na entrevista veio a pergunta: “Como você reage nas situações inesperadas?”. Ele era experiente, mas a pergunta veio de supetão. Acabava de ocorrer neste momento uma situação inesperada. Ele deu a resposta gaguejando, repetiu palavras, errou na concordância verbal. Seu olho esquerdo tremeu de nervoso involuntariamente. Ele terminou de falar sem necessariamente ter terminado de responder. O entrevistador partiu para a segunda pergunta e ele respirou fundo para ouvir: “Qual o maior desafio que você já enfrentou?”. Ele vacilou e tentou lembrar o que fazia no serviço e o que poderia servir como resposta e falou: “Uma vez precisei trocar o tonner da máquina copiadora, cheguei a sujar a roupa toda com aquele pó preto”. Feliz com sua resposta ele esperou pela terceira pergunta. ”Qual sua maior motivação?”. Ele respondeu que era receber o salário e programar as próximas férias. E a entrevista terminou com o tradicional aperto de mãos e a promessa de que ele seria informado sobre a aprovação para a vaga. 
Arnesto voltou para o plano terrestre. No plano astral sua entrevista foi tratada com boa, um candidato que falou a verdade nas suas respostas. Nas conversas com amigos, Arnesto percebeu que foi mal na entrevista, falou besteira. Passado algum tempo ajeitou o currículo, usando as dicas dos amigos. 
Nas entrevistas seguintes, ele se apresentou vestido adequadamente. Era outro homem. Para as perguntas padrões ele tinha respostas padrões e conseguiu um novo emprego. No plano astral, ficaram sabendo sobre a contratação do Arnesto e ele então foi descartado, pois não falava mais aquilo que pensava e sim aquilo que os outros queriam ouvir. 
Na época atual com tanta gente procurando por uma nova oportunidade será cada vez mais comum ter pessoas treinadas para falar aquilo que as empresas querem ouvir. Caberá aos entrevistadores a tarefa de descobrir se o candidato tem a aptidão real para a vaga. Após a admissão a pessoa será a mesma de sempre com suas virtudes e defeitos podendo ser a pessoa certa caso seus valores sejam os mesmos valores da empresa. Caso contrário... tava pensando aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário