segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Tavapensandoaqui em aceitar as gentilezas que recebemos


Tavapensandoaqui em aceitar as gentilezas que recebemos. Pensei nisso ao atravessar a rua, onde um carro que passava me viu parado na calçada e parou para eu passar. Imaginei que o motorista acenou para eu atravessar, pois os vidros escuros dos carros de hoje impedem que se veja o interior do veículo, então eu passei pela faixa de pedestres acenando de volta em agradecimento, imaginado que ele viu meu agradecimento uma vez que de dentro para fora o vidro permite a visão. Já vi as pessoas nessa situação ficarem discutindo quem passa primeiro, o motorista insistindo para o pedestre atravessar e o pedestre insistindo em que o motorista siga sua rota. Muitas pessoas se consideram gentis, cedem sempre seu lugar ao mais idoso, abrem portas, dão bom dia aos porcos (expressão da finada sogra), jogam milho aos pombos (esses são uns porcos, sujando as praças e alimentando os pombos que defecam nas nossas cabeças). Todo impasse só pode ser decidido quando alguém cede. Quando eu estou dirigindo e vejo que o pedestre adentrou a faixa dele na rua, freio para o pedestre “pedestrar” até o outro lado da rua e sigo meu trajeto. Quando sou pedestre eu antes de adentrar minha faixa costumo olhar para os lados da rua de onde vêm os carros e sigo quando acho que dá para ir. Espero os carros passarem, pois foi assim que minha mãe ensinou, uma vez que o carro é maior que eu e que vou levar a pior se for atropelado. Ceder alguma coisa em prol do bem do outro é uma virtude e aceitar a gentileza também o é. A pessoa que apenas cede sem nunca aceitar está cometendo a soberba, um dos sete pecados capitais. Pressupõe uma superioridade sobre os demais, orgulho excessivo, arrogância e outras coisinhas mais. Mesmo que sua religião ou crença não tenha essa história de sete pecados, o fato de alguém considerar a soberba um pecado é significativo, não é? O que eu quero que você pense e reflita sobre o que escrevi aqui é se você se percebe praticando a soberba. Quando alguém te elogia, você agradece ou desdenha dizendo “ah, isso não é nada, essa roupa é velha, tá toda cheia de bolinhas, olha que merda” e mostra as bolinhas? Se você tem dúvida se age assim, pergunte a alguém próximo de você, se o seu comportamento é percebido dessa forma por essa pessoa. Pode ser que você ouça “é, você costuma dar de ombros quando alguém faz alguma observação positiva a seu respeito”. Se você se identificou aqui, pense na possibilidade de mudança de comportamento nesse outro sentido, aceitando um elogio ao seu cabelo, à sua roupa, sapato, à sua inteligência ou a qualquer outra coisa. Simplesmente responda “obrigado” e aceite. Faça isso. A autoestima ou relacionamentos em geral podem melhorar. Depois me conta se mudou alguma coisa na sua vida. Ah, não vai mudar? Seria a teimosia também um pecado? Você acredita que o teimoso é aquele que não concorda contigo, certo? Tava pensando aqui...

Gostou? Sou Sergio Nogueira, meu livro "#tavapensandoaqui Cronicas do Dia a Dia" pode ser adquirido comigo, chame-me pelo inbox ou WhatsApp (11) 99347-7662

Nenhum comentário:

Postar um comentário