quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Tavapensandoaqui na minha resolução de ler um livro ao mês


Tavapensandoaqui na minha resolução de ler um livro ao mês. No início do ano defini que uma das minhas resoluções seria a leitura de um livro por mês. Estamos no mês 10 e eu concluí 8 livros. Estou lendo pelo menos 7 livros nesse momento, cada um com um objetivo específico para meu trabalho ou lazer. E alguns eu não quero mais ler porque o que eu tinha como objetivo de atingir com eles eu consegui ou porque perdi interesse pelo assunto. Por exemplo, um livro me ajudou a formatar aulas em um lugar onde estou trabalhando e dessa forma não tenho mais motivação para ler até o fim, exceto pelo fato de manter a palavra de ler 12 livros nesse ano. Você pode estar se perguntando “porque será que ele traçou uma meta tão pequena de ler apenas um livro por mês? Eu leio quatro vezes mais por ano!”. Pois é esse raciocínio que quero refletir, ou seja, a régua pelo qual nos medimos não tem o mesmo tamanho que a régua alheia. Uma amiga iria ler 40 esse ano, inclusive o meu que escrevi com essas crônicas que publico aqui no Facebook. Eu tracei essa meta de 12 livros ao ano para que eu pudesse ser mais disciplinado e me mantivesse motivado para alcançá-la. Quando você define um objetivo ele tem que ser alcançável, ou seja, você deve criar um objetivo que você tenha condições de alcançar e prazer na caminhada até o final. De nada adianta querer malhar na academia se você tem horror ao ambiente de academia. E um objetivo deve ser claro para que você consiga medir se alcançou ou não. Algumas variáveis pelo caminho podem alterar o curso dos acontecimentos e mudanças podem ser necessárias. Se eu quero correr uma maratona até o final eu devo entender que não serei o primeiro a chegar e me esforçar ao máximo para chegar ao final. Quando fiz minha primeira corrida de rua com 10 quilômetros, tracei o objetivo de não ser recolhido no final do evento pelo carro que pega os cones que delimitam o trajeto. Depois que comecei os treinos me objetivo era chegar inteiro em no máximo 1 hora e meia. Cheguei com o tempo de 59 minutos, quase destruído, mas feliz. Da mesma forma que fiz com a corrida, estabelecendo objetivos baseado no meu próprio esforço, tracei a leitura de 12 livros como algo alcançável e que eu nunca havia feito. E agora chegando à reta final tento ver ser não estou me sabotando querendo considerar um livro não concluído (porém satisfeito com a leitura que fiz dele até o ponto em que parei) como um livro finalizado. E você, como planeja o que vai fazer no ano que vem? Quando você pensa nas resoluções de ano novo você faz antes um planejamento para definir quais são elas ou simplesmente fala o que deseja enquanto pula as sete ondas no mar depois de tomar umas 5 taças de espumante? Que tal pensar um pouco antes e começar a traçar suas metas agora? Tava pensando aqui...

Em tempo: Eu usei técnicas para definir quais as minhas metas para 2018 e estou muito feliz com isso. Em breve antes do final deste ano lançarei um evento onde vamos poder trocar ideias para fazer essas resoluções virarem realidade. Quero você comigo. Topa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário